Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

Na noite do dia 02 de fevereiro de 2024, o Gran Estanplaza Berrini, em São Paulo, foi palco da cerimônia oficial de posse da nova diretoria para a gestão de 2024 da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). O evento reuniu líderes renomados desta categoria da medicina, representantes de entidades afins e membros da comunidade otorrinolaringológica.

Confira a seguir os principais pontos deste evento, que marca o início da nova gestão da ABORL-CCF e estabelece novos rumos e objetivos para toda a especialidade e boa parte da comunidade médica nacional. Boa leitura!

Dr. Fabrízio Ricci Romano assume a presidência da ABORL-CCF

O ponto alto da noite foi marcado pelo discurso de posse do Dr. Fabrízio Ricci Romano, o novo presidente da ABORL-CCF para a gestão 2024. Com uma trajetória de anos dedicados à associação, Dr. Romano expressou seu orgulho em assumir a presidência e refletiu sobre o notável crescimento e evolução da Otorrinolaringologia no Brasil. O novo presidente mencionou líderes anteriores e suas contribuições, destacando a excelência e organização que tornam a ABORL-CCF uma das sociedades médicas mais bem estruturadas do país.

Contudo, o especialista não deixou de abordar os desafios atuais enfrentados pela medicina, incluindo a diminuição da remuneração, piora das condições de trabalho e a invasão por profissionais não médicos. Ele enfatizou a importância da defesa profissional e da colaboração com entidades médicas, como a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), para enfrentar tais desafios.

“Mas, além do orgulho de estar aqui hoje, vem também uma preocupação diante desse enorme desafio que está diante de nós […]. Se já não fosse difícil o suficiente manter a excelência do trabalho que foi realizado pelos meus antecessores, nos últimos tempos a medicina em geral – e a otorrino em particular – vem sofrendo constantes ataques, com a diminuição da remuneração, piora das condições de trabalho, invasão por profissionais não médicos, cursos de pós-graduação que visam criar pseudo especialistas acabando com o nosso título de especialista, abusos de OPMES e codificações que acabam por dificultar a negociação por honorários e assim por diante. Entre as inúmeras atribuições da ABORL-CCF, com certeza a defesa profissional é uma das mais importantes”, ressaltou o novo presidente da associação, em seu discurso de posse.

Dr. Romano encerrou a fala agradecendo à sua família, colegas e toda a equipe da ABORL-CCF, expressando esperança e comprometimento de entregar a associação ao seu sucessor ainda mais fortalecida.

Destaques nos discursos dos convidados especiais

A cerimônia contou com discursos emocionantes e inspiradores de líderes de importantes entidades médicas. 

O ex-presidente da ABORL-CCF, Dr. José Roberto Parisi Jurado, enfatizou a importância da experiência vivida em 2023, ressaltando o crescimento pessoal proporcionado pela gestão. Destacou, ainda, a grandiosidade da associação, com seus comitês, comissões e departamentos, e a experiência enriquecedora que teve durante seu mandato. Ao final, agradeceu a todos que contribuíram para a associação e expressou confiança na liderança de Dr. Romano.

 

Dra. Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina, conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM) e representante da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ASSOGOT), abordou desafios atuais da medicina, incluindo a ampliação das invasões ao ato médico e a criação de novas faculdades de Medicina. Ela destacou a necessidade de defesa profissional e expressou confiança na gestão de Dr. Fabrízio Ricci Romano.

 

Dr. Akira Ishida, representando a Associação Paulista de Medicina (APM), agradeceu pelo convite e desejou uma gestão profícua à nova diretoria. Seu discurso breve transmitiu votos de sucesso e destacou a importância do trabalho conjunto.

 

 

 

O diretor científico da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, abordou o momento desafiador da classe médica, alertando para os perigos relacionados à proliferação de escolas de medicina e a possível ameaça ao título de especialista, que precisa ser preservado pela classe. Ele chamou a atenção para a necessidade de união entre as entidades médicas para enfrentar esses desafios.

 

A posse da nova diretoria da ABORL-CCF marcou não apenas uma transição de liderança, mas um compromisso renovado com os desafios enfrentados pela comunidade otorrinolaringológica. A defesa profissional, a união entre entidades médicas e o enfrentamento dos dilemas atuais da medicina foram temas centrais nos discursos, refletindo a determinação em promover avanços significativos durante a gestão de 2024.

Ficou bem clara também a importância do associativismo e da colaboração entre os diversos segmentos da medicina para enfrentar os desafios emergentes. A comunidade otorrinolaringológica agora aguarda com expectativas renovadas o desenvolvimento de iniciativas e ações que fortaleçam a posição da especialidade no cenário médico nacional.

Acompanhe as próximas notícias no Portal VOX Otorrino e envie as suas sugestões de pauta para comunicacao1@aborlccf.org.br.

COMPARTILHAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nota de pesar