Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

Por Priscila Silva, VOX Otorrino

Em apoio ao Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, comemorado em 18 de fevereiro e instituído pela Lei 14.249/21, o prédio do Congresso Nacional em Brasília ficará iluminado com a cor roxa na noite desta quinta-feira (17), com o objetivo de chamar atenção para a conscientização de profissionais da saúde, pais e responsáveis sobre os cuidados e atendimento às crianças traqueostomizadas.

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) considera o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada um reconhecimento fundamental para a necessidade de assistência a esse grupo de pessoas. 

Recentemente, foi publicada uma entrevista no VOX Otorrino com a médica otorrinolaringologista, Melissa Avelino, em que ela considera um passo importante poder celebrar o primeiro ano do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, sancionado em novembro do ano passado.

“É uma vitória para as crianças traqueostomizadas terem esse reconhecimento. Elas enfrentam uma carência e um desafio no sistema de saúde, pois demandam por profissionais especializados, recursos de tratamento, além de capacitação para os familiares. Por isso, esse primeiro ano representa o início de um trabalho de conscientização para diversos setores,” avalia Melissa.

Para o autor da lei, o deputado Dr. Zacharias Calil, comemorar a data também representa uma vitória. “Vamos celebrar o primeiro dia desde a sua criação e ter o Congresso iluminado para chamar atenção a isso que é muito importante”, diz Calil, que também é médico-cirurgião pediátrico. 

A escolha da data faz alusão a 18 de fevereiro de 2017, dia em que a ABORL-CCF e a Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), realizaram o Primeiro Consenso Clínico e Recomendações Nacionais em Crianças Traqueostomizadas. 

Acompanhe o Primeiro Consenso Clínico e Recomendações Nacionais em Crianças Traqueostomizadas da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

 

COMPARTILHAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nota de pesar