Por Pedro Serafim
É na solidão da noite
E no açoite da brisa fria
É no vai e vem das letras
E no sopro da ventania
É no gemido da alma
Farta de melancolia
Que o coração do poeta
Busca a tal sabedoria
Que brota do sentimento
Contido no dia a dia
E que inspira seus versos
E nutre sua alegria
E acalenta o pensamento
Da mente que rodopia
E que revela seus sonhos
E acalma sua euforia
E abastece seu espírito
De paz, amor e harmonia
E segue a agulha da vida
Costurando a poesia
Retalho vira palavra
Como se fosse magia
E homem vira criança
Razão e estripulia
(Poesia escrita em maio de 2018)
Sobre a obra “Costurando a Poesia”:
Trata-se de uma instigante obra poética que passeia por diversos estilos literários por meio de uma linguagem simples e em alguns momentos rebuscada, transbordando em versos a sensibilidade e a visão de mundo do seu autor, que tenta, à sua maneira, contagiar seus leitores com uma certa dose de saudosismo, melancolia, nostalgia, tristeza, euforia, alegria e tantos outros sentimentos embutidos em cada poema aqui escrito.
“Costurando a Poesia” é uma obra que brota da mais profunda sensibilidade da alma humana, capaz de lançar seu olhar e, muitas vezes, enxergar beleza em ambientes e situações dramáticas e hostis e em cenas corriqueiras da natureza e do cotidiano muitas vezes despercebidas aos olhos e sentimentos da imensa maioria das pessoas. Cada verso e cada poema dessa obra fazem jus ao seu título e foram tecidos fio a fio a partir dos novelos e agulhas que costuram os retalhos que nutrem e sustentam nossos sentimentos e nossas vidas por meio da literatura aqui convertida em poesias. “Costurando a poesia” também nasce do amor que seu autor carrega no peito por seus rebentos, Pedro Lucas e Maria Luisa, por seus genitores, Helena e Luiz, bem como por seus familiares e amigos que tentam lhe aceitar, compreender e amar à sua maneira.
Sobre o autor:
Pedro Serafim é médico otorrinolaringologista e professor do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão. Desde sua adolescência nutre um profundo amor pelas mais diversas manifestações artísticas e culturais, com destaque para a música e literatura, e um carinho especial pela poesia. Pedro considera-se um homem de alma sensível, capaz de enxergar beleza em ambientes e situações dramáticas e hostis e em cenas corriqueiras da natureza e do cotidiano muitas vezes despercebidas aos olhos e sentimentos da imensa maioria das pessoas. Vencedor de três diferentes concursos literários de poesia, onde seus poemas classificados foram publicados nas respectivas obras de cada certame, Pedro escolheu um deles (Costurando a Poesia) para título dessa obra que acaba de virar livro e transformar em realidade um dos seus grandes sonhos.
Acompanhe as publicações no portal VOX Otorrino!