Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

A espera finalmente chegou ao fim: é com imensa alegria que a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) anuncia a abertura da 53ª edição do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, em Salvador, Bahia. O evento, que representa um marco importante para a especialidade, celebra os 75 anos de existência da ABORL-CCF e os 90 anos da Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (BJORL).

Durante o Congresso, realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2023, no Centro de Convenções de Salvador, na deslumbrante Bahia, a ABORL-CCF espera reunir mais de 3 mil profissionais da área de otorrinolaringologia, que poderão prestigiar ampla variedade de atividades, incluindo palestras, painéis, mesas-redondas, simpósios e minicursos.

Confira a seguir como foi o desenrolar do primeiro dia de atividades, incluindo a cerimônia de abertura, principais encontros e insights do mais relevante evento da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.

Cerimônia de abertura

Durante a cerimônia de abertura, além da celebração aos 75 anos de existência da ABORL-CCF e os 90 anos da Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (BJORL), foram prestadas homenagens aos ex-presidentes da ABORL-CCF, cujo trabalho e dedicação foram fundamentais para o desenvolvimento contínuo da especialidade no Brasil. Reconhecemos a importância de sua contribuição, expressando a gratidão por seu legado.

Após o devido agradecimento aos parceiros do evento, cujo apoio inestimável tornou possível a realização deste Congresso, os presentes foram agraciados com um show incrível da banda formada exclusivamente por mulheres, a Yaya Muxima, que entregou uma contagiante performance com muito Samba Reggae.

Com a palavra, o Presidente da ABORL-CCF

O início oficial do evento se deu com a presença do atual presidente da ABORL-CCF, José Roberto Parisi Jurado, no palco central do espaço.

Abrindo seu discurso, Dr. Jurado apresentou a logo comemorativa, criada em homenagem aos 75 anos da entidade. Em seguida, agradeceu calorosamente a presença de todos e todas à esta edição, declarando-a oficialmente iniciada e desejando o melhor proveito dessa experiência.

Por fim, Dr. Carlos Chone ressaltou a importância que a Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (BJORL) tem para o segmento da Otorrinolaringologia, inclusive em nível mundial. Considerada a 20ª maior publicação do segmento no planeta, ela é maior do que a de países como Alemanha, Inglaterra, Itália e Japão. 

Novidades e destaque na programação

Dentre as diversas novidades apresentadas na edição deste ano, destacamos a área interativa, onde foram exibidos vídeos relacionados à celebração aos 75 anos de existência da ABORL-CCF e os 90 anos da Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (BJORL). Também há um espaço instagramável, onde os participantes podem garantir sua lembrança fotográfica da participação nesta experiência especial.

Com relação aos debates do dia, vale citar a realização de uma mesa redonda, moderada pelo Dr. Geraldo Druck Sant’anna, cujo tema “Cirurgia de mudança da voz em pacientes Trans” vai de encontro a uma crescente busca pelo assunto. Participaram do debate os Drs. Christiano de Giácomo Carneiro, André Alencar Araripe Nunes, Erik Frota Haguette, Erica Cristina Campos e Santos, Guilherme Simas do Amaral Catani e Mateus Morais Aires Camara.

Quando a gente fala na cirurgia da voz, ela é algo da atualidade. Agora, há técnicas desenvolvidas para que a gente possa trabalhar com homens trans e mulheres trans”, comenta o próprio Dr. Druck Sant’anna, sobre a necessidade de adaptação a essa nova exigência por parte de um novo público.

Sobre as técnicas aplicadas, ele nos adianta uma novidade. “Em homens trans, a nossa tendência é fazer tratamento com hormônios, porque eles vão modificar a voz para deixar a voz ‘masculina’. Nos casos cirúrgicos, de mulheres trans, a maior parte cvai para a cirurgia. Então, temexistem várias técnicas novas e é por isso que nos reunimos em torno dessa discussão hoje”, explica o especialista, que nos alerta que será redigido um paper, com a participação dos presentes nessa mesa redonda, estabelecendo alguns critérios para o procedimento, envolvendo as técnicas e protocolos a serem adotados.

Deseja continuar informado sobre o que ainda está por acontecer nos próximos dias do 53º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial? Fique de olho na cobertura do Portal VOX Otorrino dos demais dias do evento.

COMPARTILHAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

54º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia: destaques em Laringologia e Otoneurologia