Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

Dando continuidade à nossa cobertura do maior evento de otorrinolaringologia de toda a América Latina, chegamos ao 2º dia de atividades no 53º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, neste ano realizado em Salvador, Bahia.

Sob organização da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), o encontro celebra dois marcos primordiais para a especialidade no país: os 75 anos da ABORL-CCF e os 90 anos da publicação Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (BJORL).

Confira a seguir alguns dos principais momentos, atividades e insights, provenientes diretamente do Centro de Convenções de Salvador.

Painéis e debates: Tontura no Pronto-Socorro, Lavagem Nasal e Tontura em Crianças

Abrindo as atividades desta sexta-feira, houve a realização de um encontro de especialistas sobre um tema de importante para a comunidade médica e o público leigo em geral: “Tontura no Pronto-Socorro”.

Com o auditório ocupado em sua capacidade máxima, este painel trouxe à tona discussões e novidades relacionadas ao cuidado e à identificação das doenças do labirinto. Dentre elas, vale a pena destacar a Meniere, Síndrome Vestibular Aguda Transitória, Migrânea Vestibular e Neurite.

Os palestrantes Bruna Ribeiro Okada de Oliveira e Evandro Maccarini Manoel, sob a coordenação de Ricardo Schaffeln Dorigueto, suscitaram, ainda, relevantes pontos sobre formas de avaliação simples, que podem ser aplicadas em consultório ou na própria sala de PS. Por fim, discutiu-se sobre o que evitar na hora dos testes clínicos, para não agravar os sintomas do paciente.

Em seguida, outro painel realizado no Congresso também mereceu a atenção dos presentes. Na área de Rinologia, a mesa-redonda sobre “Lavagem Nasal” reuniu especialistas com novidades sobre o tema.

Dentre os tópicos discutidos, estiveram a utilização do xilitol, melhores práticas para a lavagem e dispositivos disponíveis para pacientes, como é o caso da chaleira nasal.

Por fim, vale destacar a realização de uma mesa-redonda na área de otoneurologia sobre tontura em crianças. Com a participação de uma série de renomados especialistas, essa conversa alertou o público quanto ao cuidado durante a investigação do quadro clínico infantil e a importância da integração de pediatras e ORL, tanto para o diagnóstico como para o tratamento assertivo.

Os desafios no reconhecimento do diagnóstico de tontura também foi pauta abordada, por conta da rotina infantil e do fato de doenças labirínticas serem mais comumente atreladas à população adulta e idosa.

Lançamento de livros

A ABORL-CCF dedicou uma área para lançamentos literários que se prestam a servir de referência aos profissionais de saúde em todo o país.

No dia de hoje, foram apresentados os seguintes livros e manuais no estante da própria Associação:

  • Avaliação do osso temporal por imagens
    Autores: Henrique Furlan Pauna, Vagner Antonio Rodrigues da Silva, Silvia Marçal Benício de Mello e Arthur Menino Castilho.
  • Anatomia cirúrgica do ouvido – dissecção baseada em técnicas operatórias
    Autores: Vagner Antonio Rodrigues da Silva, Joel Lavinsky, André S. Albuquerque Maranhão e Arthur Menino Castilho.
  • Manual prático de cirurgia endoscópica do ouvido
    Autores: Vagner Antonio Rodrigues da Silva, João Flávio Nogueira Jr. e Arthur Menino Castilho.

Deseja continuar informado sobre o que ainda está por acontecer nos próximos dias do 53º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial? Fique de olho na cobertura do Portal VOX Otorrino dos demais dias do evento.

COMPARTILHAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nota de pesar