O Rino 50th In Rio, realizado nos dias 26 e 27 de abril de 2024 no Hotel Windsor Marapendi, no Rio de Janeiro, foi um evento marcante que celebrou os 50 anos da Associação Brasileira de Rinologia (ABR) em parceria com a ABORL-CCF. A comemoração teve um significado especial, pois a ABR é uma das quatro academias/sociedades de Rinologia mais antigas do mundo.
O evento reuniu renomados especialistas nacionais e internacionais, promovendo a troca de conhecimentos e experiências na área da Rinologia, bem como discutindo os desafios e perspectivas futuras da especialidade no Brasil. Para que você também fique por dentro do que de mais importante aconteceu por lá, conversamos com o presidente da ABR , Dr. Otávio Piltcher. Confira a seguir os principais destaques deste grande momento de celebração da rinologia nacional!
Programação prática e temas atuais
Conforme destacou o Dr. Otávio Piltcher, presidente da ABR, “50 anos é uma data especial na vida de qualquer indivíduo e, da mesma forma, na vida de qualquer instituição“. A escolha do Rio de Janeiro para sediar o evento também carregou um simbolismo relevante, já que o primeiro presidente da ABR era carioca, e a cidade sediou vários eventos nacionais da subespecialidade ao longo das últimas décadas.
Por conta da importância da data celebrada nesta ocasião, a programação do Rino 50th In Rio foi cuidadosamente elaborada, com foco na prática profissional e nos temas mais atuais da Rinologia, com mesas baseadas em casos clínicos e a abordagem de temas fundamentais para a compreensão e o manejo das vias aéreas superiores. O foco esteve no epitélio respiratório e nas vias aéreas unidas, refletindo as tendências e inovações mais recentes da Rinologia.
Segundo o Dr. Piltcher, “falamos um pouco da Inteligência Artificial e suas possíveis aplicações na Rinologia“. Além disso, o evento discutiu a busca por definições mais precisas sobre o que deve ser considerado uma cirurgia nasossinusal adequada e a diferenciação dos pacientes na medicina de precisão, visando a disponibilização de novas terapias de forma mais racional e custo-efetiva.
Palestrantes de renome nacional e internacional
O evento contou com a presença de palestrantes de renome nacional e internacional, enriquecendo a troca de conhecimentos e experiências. Entre os destaques estavam o Prof. Carlos Diogenes, jovem otorrinolaringologista brasileiro que coordena a Rinologia na Mayo Clinic, em Rochester, nos Estados Unidos, e o Prof. Aldo Stamm, um dos médicos brasileiros de maior reconhecimento nacional e internacional na área.
Além disso, líderes de opinião da Rinologia de todo o Brasil estiveram presentes, coordenando mesas e debatendo com a nova geração de rinologistas. O evento também promoveu uma importante aproximação com colegas das sociedades argentina, chilena, equatoriana e paraguaia, fortalecendo os laços latino-americanos na especialidade.
Atrações especiais e integração
Além das aulas e palestras técnicas, o Rino 50th In Rio contou com atrações especiais que enriqueceram a experiência dos participantes. O evento proporcionou um momento de confraternização entre diferentes gerações de rinologistas e a aproximação com colegas latino-americanos, promovendo a integração e o networking.
Os presentes foram agraciados com uma visita surpresa do Prof. Neves Pinto, reconhecidamente um dos pais da rinologia brasileira, que foi ovacionado pela plateia e, como fez questão de ressaltar o Dr. Piltcher, “colaborou para o fundamental entendimento, parafraseando Albert Einstein, de que a distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão”.
Também foi realizada uma palestra motivacional com a campeã olímpica Poliana Okimoto, inserida na ‘Semana da Respiração Nasal e Corpo em Equilíbrio’, promovida pela ABR e pela ABORL-CCF. Essa iniciativa reforçou a importância da multidisciplinaridade no diagnóstico e manejo de várias doenças relacionadas ao nariz e seios paranasais, tanto pela sua função na respiração como pela sua vizinhança anatômica com outras áreas.
Evolução, desafios e perspectivas da Rinologia Brasileira
Ao longo das cinco décadas de existência da ABR, a Rinologia brasileira tem se mantido atualizada, não apenas seguindo tendências e diretrizes internacionais, mas também propondo-as. Conforme ressaltou o Dr. Piltcher, “apesar das nossas dificuldades relacionadas à limitação dos recursos financeiros, tanto em pesquisa como em assistência, a Rinologia brasileira vem se mantendo sempre atualizada“.
No entanto, o presidente da ABR apontou que um dos principais desafios e perspectivas futuras para a área é “evoluir dentro do conceito de medicina de precisão, com um norte baseado no custo-efetividade“. Esse aspecto foi amplamente discutido durante o evento, visando o aprimoramento contínuo da especialidade no país.
Fortalecimento e reconhecimento da Rinologia Nacional
O Rino 50th In Rio contribuiu significativamente para a promoção e o fortalecimento da especialidade de Rinologia no Brasil. Conforme destacou o Dr. Piltcher, “o evento permitiu que, por alguns instantes, pudéssemos parar e nos darmos conta da magnitude de tudo o que foi construído e desenvolvido nesses 50 anos. Passado, presente e futuro se misturam, e podemos entender que somos agentes dessa história“.
Esse momento de reflexão e celebração da trajetória da Rinologia brasileira consolidou o Rino 50th In Rio como um marco na história da especialidade, promovendo o reconhecimento dos avanços alcançados e inspirando os profissionais a continuarem buscando a excelência em suas práticas.
Com uma programação rica, abrangente e atualizada, o evento reafirmou o compromisso da ABR e da ABORL-CCF em promover a atualização dos profissionais, a troca de experiências e o fortalecimento da Rinologia no cenário nacional e internacional, contribuindo para a melhoria contínua da assistência à saúde da população brasileira.
Acompanhe as próximas notícias no Portal VOX Otorrino e envie as suas sugestões de pauta para comunicacao1@aborlccf.org.br.