Intitulado “Sinusite e Alterações de Olfato: sinais de alerta”, o evento aconteceu dia 27 de fevereiro, em três localidades diferentes
O Dia da Conscientização da Anosmia foi celebrado com a realização de um evento presencial nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto (SP) e Salvador (BA), no dia 27 de fevereiro, promovido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), junto à Academia Brasileira de Rinologia (ABR).
A ação, que recebeu o título de “Sinusite e Alterações de Olfato: sinais de alerta”, aconteceu das 8h às 17h e atendeu cerca de 600, pacientes em diferentes localidades:
- Prédio da FIESP – Av. Paulista, 1313 – São Paulo/SP;
- Shopping Tricenter – Av. Antônio Carlos Magalhães, 1034 – Itaigara – Salvador/BA;
- Praça XV de Novembro, s/n (em frente as Lojas Americanas) – Ribeirão Preto/SP.
Na ocasião, médicos otorrinolaringologistas realizaram atendimento gratuito aos pacientes que, nos últimos 12 meses, apresentaram sintomas constantes de nariz entupido, secreção nasal, dificuldade em sentir cheiro, dor ou sensação de pressão no rosto.
Vale ressaltar ainda que no evento, realizado com o apoio da farmacêutica Sanofi, da Noar e da FIESP, houve uma avaliação clínica inicial para identificar pessoas com problemas de sinusite e distúrbios que afetam o olfato.
Entre os pacientes avaliados na ação e que foram identificados com sinais relacionados à rinossinusite crônica com pólipo nasal, foram sorteados 20 que puderam contar com apoio da Sanofi, para encaminhamento a consultas gratuitas com especialista em otorrinolaringologia.
Saldo do evento
Considerada sucesso de público, a ação atraiu a presença de diversos cidadãos curiosos em conhecer mais sobre a anosmia.
Conforme mencionado, foram realizados cerca de 600 atendimentos, divididos da seguinte forma:
- Salvador: 220 atendimentos;
- Ribeirão Preto: 217 atendimentos;
- São Paulo: 164 atendimentos.
Com relação aos diagnósticos realizados durante este dia, os seguintes dados foram levantados durante a ação na capital paulista:
- 1 paciente diagnosticado com alteração do olfato há 30 anos;
- 2 pacientes diagnosticados com alteração do olfato há 10 anos;
- 2 pacientes diagnosticados com alteração do olfato há 2 anos;
- 1 paciente diagnosticado com alteração do olfato há 3 anos;
- 1 paciente diagnosticado com alteração do olfato há 1 ano;
- 1 paciente diagnosticado com alteração do olfato há 2 meses (11/20 NOAR).
Olfato saudável
A anosmia é a perda do olfato, permanente ou temporária, que pode ser um problema por si só ou um sintoma decorrente de outra complicação, como a rinossinusite.
A rinossinusite crônica é caracterizada pela inflamação da mucosa do nariz e dos seios da face e apresenta sintomas como congestão e secreção nasal, perda do olfato, dor na face, tosse, entre outros.
“A perda do olfato pode levar a muitos problemas, pois ajuda as pessoas a detectar perigos no ambiente, como fumaça, cheiros de gás e vapores químicos. O cheiro também é útil para comer, ajudando a evitar ingestão de alimentos estragados e a manter uma boa saúde”, esclarece o presidente da ABR, Dr. Marcus Lessa, que coordenou a ação em São Paulo.
Neste sentido, a ação “Sinusite e Alterações de Olfato: sinais de alerta”, também, teve como objetivo dar início à Campanha do Olfato Saudável, igualmente promovida pela ABORL-CCF e a ABR até o dia 3 de março. Neste período, especialistas da entidade divulgaram informações para orientar os brasileiros sobre a importância que o funcionamento adequado do olfato tem para o organismo e para a qualidade de vida.
Acompanhe as próximas notícias no Portal VOX Otorrino e envie as suas sugestões de pauta para comunicaçao1@aborlccf.org.br.