Em homenagem ao Dia do Otorrinolaringologista, projeto ressalta a importância dos cuidados otorrinolaringológicos para a saúde das pessoas
Em 3 de março, é celebrado o Dia Nacional do Otorrinolaringologista. Em homenagem à data, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl-CCF) lança o projeto “Meu Otorrino é 10!”, trazendo na voz de pacientes a importância dos cuidados otorrinolaringológicos para a saúde das pessoas.
“Nossa especialidade é popularmente conhecida por cuidar do nariz, do ouvido e da garganta, mas também é responsável por muitas outras atribuições. Meu Otorrino é 10 vem evidenciar isso, por meio de depoimentos de pacientes que tiveram seus problemas resolvidos, além da saúde e da qualidade de vida restabelecidas, após o tratamento com profissionais dessa especialidade”, explica o presidente da Aborl-CCF, Renato Roithmann.
A iniciativa é considerada o lema da entidade para 2022 e traz em dez frases exemplos dos principais papéis do profissional da área de Otorrinolaringologia, como: “Meu otorrino é 10, porque ele cuida da minha garganta, ele me faz ouvir melhor, ele me faz dormir melhor, ele cuida da minha tontura, ele cuida da minha voz, ele me faz sentir os cheiros melhor, ele me ajuda a me comunicar melhor, ele me faz respirar melhor, ele melhora a minha autoestima, e, o mais importante: ele trabalha pelas causas sociais”, compartilha o presidente da associação.
O presidente ressalta que a ação tem como objetivo orientar a população para promover e motivar o cuidado com a saúde otorrinolaringológica. Além do lançamento do projeto – que já conta com a participação de diversas pessoas – a celebração do Dia Nacional do Otorrinolaringologista também será o tema de um programa especial do ORL Cast, o podcast da Aborl-CCF, que já está disponível na plataforma.
Uma das missões da associação, que representa mais de oito mil profissionais, é desenvolver ações que promovam a melhoria da saúde da população. Neste ano, por meio de uma parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a instituição vai desenvolver projetos de atendimento à comunidade.
Acompanhe as próximas notícias no VOX Otorrino e envie suas sugestões de pauta para comunicaçao1@aborlccf.org.br.