No dia 14 de dezembro, às 20h, foi realizada a última live do ano da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). A mais recente edição do já tradicional encontro contou com duas diretrizes, sendo elas o Momento dos Presidentes e o Residentes em Foco.
Além de introduzir os futuros presidentes da Associação para os exercícios de 2023 e 2024, a reunião virtual, apresentada via streaming para os associados e demais interessados, também deu espaço ao Residente em Foco. O programa, que se encerra, por hora, permitiu aos residentes que pontuaram ter a sua inscrição gratuita no 52º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, além de permitir maior aproximação e integração aos participantes.
A seguir, contamos brevemente o que de mais importante foi debatido durante as quase duas horas de transmissão.
Momento dos Presidentes
Dando início aos trabalhos, o atual presidente da ABORL-CCF, Dr. Renato Roithmann, passou a palavra para o Dr. José Roberto Parisi Jurado, ex-presidente da ABCPF, coordenador da Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Face do Instituto Jurado, e futuro presidente da Associação durante o período de 2023.
Em sua fala, Dr. Jurado agradeceu a generosidade do espaço cedido. “Acho muito importante dizer a vocês, antes do início do ano, algumas atividades em que já estamos trabalhando, para que venham a se tornar as nossas marcas na gestão de 2023”, iniciou.
O futuro presidente da ABORL-CCF apresentou brevemente um resumo do planejamento para o próximo ano. Alguns pontos a destacar:
- A busca por uma nova logomarca;
- As academias passarão a ser chamadas de “subespecialidades”;
- Valorização da defesa profissional, conforme a recente aprovação da revisão dos portes das cirurgias na Associação Médica Brasileira (AMB), cuja proposta foi apresentada há pouco tempo;
- Divulgação de pequenos vídeos para melhoria da comunicação com os associados;
- Ampliação nas ações sociais da ABORL-CCF.
Em seguida, seu futuro vice-presidente, o Dr. Fabrizio Romano, também agradeceu a oportunidade e reforçou o compromisso da futura gestão na ABORL-CCF e diante seus associados.
Doutor em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), pós-doutorando em otorrinolaringologia pela FMUSP de Ribeirão Preto e coordenador de ORL do Sabará Hospital Infantil, ele foi bem claro sobre a continuidade ao que tem dado certo na atual gestão. “E já vou te avisar, Renato, que eu pretendo utilizar o ‘Meu otorrino é 10’. Eu gostei muito!”, ressaltou o Dr. Romano.
“Nós não temos mais chapas, nós trabalhamos como um grupo”, enfatizou o Dr. Renato, ao fim desse momento, relembrando a unidade que se formou em nome do avanço da ABORL-CCF.
Residentes em Foco
Dando abertura à rodada de palestras da noite, parte do programa Residentes em Foco, o Dr. Miguel Tepedino agradeceu pelo espaço que teve, bem como os próprios residentes.
“É uma coisa que a gente sempre sentiu falta, desde que se formou, fez residência e já acompanha a ABORL-CCF, que é esse canal de comunicação entre os residentes e a Associação. Escutamos todos falarem que se sentiram muito abraçados!”, ressaltou, destacando todo apoio que foi dado, de aulas a sorteios de tratados, pensando em sua formação.
Sobre o tema do encontro, ficou claro quão importante a Medicina do Sono é para profissionais e não profissionais, especialistas ou não.
O primeiro momento ficou sob responsabilidade da preceptora do Núcleo de Otorrinolaringologia , Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Medicina do Sono de São Paulo, Dra. Heloísa dos Santos Sobreira Nunes e da residente de 3º ano .Joyce Rios Braga Vilela Silva.
Em seguida, a palavra ficou a cargo do preceptor Dr. Fábio Lorenzetti, que é ORL com Doutorado pela FMUSP, além de deter o título de Medicina do Sono pela ABS e AMB e mais. Junto dele, estava o residente Matheus Saito.
Ambos apresentaram, respectivamente, casos envolvendo Apneia Obstrutiva do Sono e Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono, descrevendo as situações e apresentando como se deu o desenvolvimento e posterior resolução, sendo respectivamente:
Por fim, houve a presença do comentarista Dr. José Antônio Pinto, conhecido nome da otorrinolaringologia nacional.
Diretor do Núcleo de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Medicina do Sono de São Paulo, coordenador do Serviço de Residência Médica do mesmo Núcleo e mais, Dr. José Antônio é considerado uma das maiores autoridades na área do Sono e da Apneia e ficou encarregado de comentar e compartilhar um pouco de sua vasta experiência e conhecimento ao final das apresentações.
“Sinto-me muito feliz em ver a nossa ABORL-CCF una e estimulada. Nestes 50 anos que tenho participado da nossa área de Otorrino, confesso que vivi fases muito tristes. E hoje, ao ver tudo isso acontecendo, fico realmente muito emocionado”, ressaltou o Dr., enaltecendo o trabalho realizado em conjunto por Associação e profissionais.
Acompanhe as próximas notícias no Portal VOX Otorrino e envie as suas sugestões de pauta para comunicaçao1@aborlccf.org.br.