No mês dedicado aos otorrinolaringologistas, é fundamental reconhecer o papel essencial desses profissionais na saúde auditiva e respiratória da população. O Dia do Otorrinolaringologista, celebrado em 3 de março, destaca a importância desses especialistas, que lidam com uma variedade de condições, desde problemas auditivos em crianças até casos complexos em adultos.
Neste contexto, a ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) desempenha um papel fundamental na promoção da especialidade, na defesa dos interesses dos profissionais e na busca por melhorias na saúde pública. Em sua gestão atual, sob a presidência do Dr. Fabrízio Romano, a Associação promove iniciativas para fortalecer a classe e garantir a qualidade da especialidade no Brasil.
Nesta entrevista exclusiva ao Portal VoxOtorrino, foram abordados diversos temas relevantes, desde a importância da especialidade até os desafios enfrentados pelos otorrinolaringologistas, passando pelos planos e iniciativas da atual da ABORL-CCF. É uma oportunidade única de conhecer mais sobre a realidade e os objetivos da otorrinolaringologia no Brasil, diretamente da liderança da principal entidade representativa do país.
Confira a seguir a entrevista na íntegra, onde o Dr. Fabrízio compartilha sua visão, insights, desafios e perspectivas para o futuro, além de destacar a importância da ABORL-CCF e dos otorrinolaringologistas para a saúde da população brasileira.
Entrevista com o Dr. Fabrízio Romano
[Portal VoxOtorrino] Qual é a importância do otorrinolaringologista na área da saúde e para a sociedade em geral?
[Dr. Fabrízio] A especialidade cresceu muito, e hoje trata desde crianças com problemas auditivos e de aprendizagem, até adultos com tumores de base de crânio, profissionais da voz, tonturas, correções estéticas, etc. O campo de atuação é tão amplo que, com certeza, hoje é uma das especialidades médicas mais importantes no contexto de saúde geral da população.
Como o Dr. enxerga o papel do otorrinolaringologista na atual conjuntura da saúde pública no Brasil?
Devido a este amplo espectro de atuação, tanto no serviço público como privado, o otorrinolaringologista é essencial para a saúde da população.
Quais são os principais desafios enfrentados pelos otorrinolaringologistas atualmente?
De maneira geral, os mesmos que a maioria dos médicos: baixa remuneração, perda de autonomia e invasão do ato médico por outros profissionais da área da saúde.
Como a ABORL-CCF pretende valorizar e fortalecer a classe dos otorrinolaringologistas durante a gestão 2024?
Pretendemos manter o excelente trabalho das gestões passadas, sempre buscando melhorar e ampliar, trazendo cada vez mais os otorrinolaringologistas para dentro da Associação. Somente unidos poderemos enfrentar os enormes desafios que temos em vista.
Quais são os planos e iniciativas da gestão 2024 da ABORL-CCF para promover a educação continuada e o desenvolvimento profissional dos otorrinolaringologistas?
Temos um Comitê de Educação Médica Continuada muito atuante, cursos, podcasts, congressos, lives, etc, que continuarão a todo vapor, além de novos formatos que serão implementados ao longo do ano.
Quais são as prioridades da gestão 2024 em termos de políticas públicas e defesa dos interesses dos otorrinolaringologistas?
O Comitê de Defesa Profissional da ABORL trabalha incansavelmente combatendo as agressões ao ato médico, e também na luta por melhor remuneração por parte das operadoras de saúde. Um grande e recente problema que estamos combatendo são as pós-graduações em otorrinolaringologia que põem em risco a especialidade, a residência médica e a saúde da população.
Qual é a visão da gestão 2024 da ABORL-CCF para o futuro da especialidade de otorrinolaringologia no Brasil?
A otorrinolaringologia continuará crescendo e expandindo. O papel da ABORL-CCF é preparar nosso associado(a) para este novo momento, além de informar a população de tudo que o otorrino faz e que ele é o profissional certo para atender estes problemas.
Como a inovação e a tecnologia estão impactando a prática da otorrinolaringologia atualmente? A ABORL-CCF está promovendo alguma iniciativa para estimular a adoção de novas tecnologias na especialidade?
O avanço tecnológico é galopante. Tanto em relação a materiais cirúrgicos como em novos medicamentos, a especialidade vem sendo cada vez mais abastecida de opções. A ABORL-CCF está atenta a isso mas, ao mesmo tempo, muito consciente do impacto que estas novas tecnologias trazem ao sistema de saúde. Desta forma, a adoção deve seguir análises muito cuidadosas de custo-efetividade.
Como os otorrinolaringologistas podem se engajar e contribuir com as atividades e projetos da ABORL-CCF para fortalecer a classe e a especialidade?
Todos os otorrinolaringologistas do Brasil são convidados a participar da ABORL-CCF, seja como associados, seja participando das inúmeras comissões e departamentos. Estamos sempre de portas abertas a todos!
Qual mensagem o Dr. gostaria de enviar aos otorrinolaringologistas do Brasil neste mês dedicado à classe?
Temos muito orgulho de nossa especialidade, que avançou profundamente nos últimos anos, muito em razão do trabalho da ABORL-CCF e das pessoas importantíssimas que se dedicaram a ela. Esperamos que esta tradição continue. Que possamos contar com a energia dos mais jovens e a experiência dos mais velhos.
Acompanhe as próximas notícias no Portal VOX Otorrino e envie as suas sugestões de pauta para comunicacao1@aborlccf.org.br.