Titular da cadeira 15 desde 2008, especialista já presidiu a Sociedade Gaúcha de Otorrinolaringologia e a Sociedade Brasileira de Otologia, e é reconhecido pela intensa vida científica e pela introdução de novas técnicas

Dr. Luiz Lavinsky
A Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM), que reúne 87 membros de variadas especialidades (sendo 60 titulares, 11 eméritos e 9 honorários), realiza no próximo sábado, dia 29 de maio, a posse da diretoria eleita para o biênio 2021/2022. E o Dr. Luiz Lavinsky, ex-presidente da Sociedade Gaúcha de Otorrinolaringologia e da Sociedade Brasileira de Otologia, tomará posse como presidente da entidade. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo YouTube a partir das 9h, no canal oficial da ASRM. Para acompanhar, basta acessar o link https://youtu.be/hT4JpUlWhY0.
Titular da cadeira 15, anteriormente pertencente ao Prof. Ivo Kuhl, desde 2008, o Dr. Lavinsky é reconhecido pelo seu pioneirismo na introdução de equipamentos e realização de procedimentos, bem como por sua intensa vida acadêmica. Entre os diversos cargos que já ocupou estão a chefia do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas, do Centro de Pesquisas do Hospital de Clínicas (sendo também o responsável por sua implantação) e do Departamento de Otorrinolaringologia e Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“Procurei, durante toda a minha vida de trabalho na Universidade e fora dela, manter um equilíbrio entre o ensino, a pesquisa, a extensão, a contribuição com a sociedade de classe e com a comunidade, a gestão e a assistência, de forma produtiva, equilibrada e prática, para deixar dividendos a todas as instituições que servi e que venho servindo. Atuei procurando um desenvolvimento harmonioso da vida acadêmica em Medicina, combinando ensino, pesquisa, extensão, gestão e assistência. Chegar à presidência da ASRM é, sem dúvida, um reconhecimento aos esforços de uma vida, e dedico essa conquista sobretudo à minha família, que é o meu maior orgulho e cúmplice permanente dos meus sonhos, geradora de uma energia provinda de um calor emanado pela união e pela dedicação”, afirma o Dr. Lavinsky.

Dr. Eduardo Baptistella, presidente da ABORL-CCF
Para o Dr. Eduardo Baptistella, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a medicina do Rio Grande do Sul tem muito a ganhar com a liderança do Dr. Luiz Lavinsky em uma instituição tão importante. “O Dr. Lavinsky é um especialista importante não só para a nossa especialidade, mas também para a medicina de nosso país como um todo. Sua paixão pela ciência, seu pioneirismo em novas abordagens terapêuticas e uso de técnicas diferenciadas contribuíram de forma significativa para a Otorrinolaringologia do Brasil. Fico feliz pelo reconhecimento que a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina está concedendo ao nosso colega, e faço votos para que o seu mandato seja coroado de êxitos e realizações”, declara.
Pioneirismo e dedicação à vida científica marcam trajetória vitoriosa
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Dr. Luiz Lavinsky realizou a sua residência médica em Buenos Aires (Argentina), complementando seus estudos em Madri (Espanha) e em Houston (Estados Unidos). Ao se estabelecer profissionalmente em Porto Alegre, foi contratado pelo Hospital de Clínicas, e no final dos anos 1970 realizou o seu Mestrado na PUC-RJ, à época o único curso oficial do Brasil. Em seguida, iniciou na então Escola Paulista de Medicina (hoje pertencente à UNIFESP), o programa de Doutorado e Pós-Doutorado, sendo um dos pioneiros com esses títulos no Brasil, e o primeiro no Rio Grande do Sul, na especialidade.
Desde 1980 é Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, chegando ao cargo de Professor Titular do Departamento de Otorrino e Oftalmo, contribuindo para a formação de milhares de médicos, bem como para a formação otorrinolaringológica de aproximadamente uma centena de especialistas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Introduziu na América do Sul o primeiro equipamento de emissões otoacústicas, hoje amplamente utilizado para a detecção precoce de surdez em lactentes. Além disso, realizou o primeiro implante coclear multicanal no sul do Brasil, destinado a corrigir a surdo-mudez de pacientes com surdez profunda, e introduziu no Brasil o primeiro sistema de reabilitação labiríntica por imagem virtual.
Seu Currículo Lattes mostra uma intensa vida acadêmica. Ao longo de sua carreira, o Dr. Lavinsky já proferiu 79 conferências e mesas redondas no exterior e 360 no Brasil. Já apresentou trabalhos científicos em 22 congressos internacionais e 42 congressos no Brasil. Ministrou 67 cursos e ocupou 95 cargos (acadêmicos e administrativos). Coordenou e idealizou 44 eventos médicos e científicos nacionais, sendo 25 relacionados a trabalhos prestados à comunidade. Foi membro da banca examinadora de 90 concursos universitários, além de ter orientado 38 bolsistas, monitores, mestres e doutores. Participa do conselho editorial de cinco periódicos médicos nacionais e internacionais. A sua produção científica inclui 74 capítulos de livro; cerca de 80 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais; 79 trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais e publicados em anais; 50 textos em jornais e revistas leigas; e quatro livros. Obteve, ao longo de sua carreira, 27 prêmios.
Esta matéria foi escrita com base em seu Currículo Lattes, que pode ser visualizado aqui: http://lattes.cnpq.br/7071273732508107.