Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

A fim de preservar a saúde e a segurança dos candidatos, Aborl-CCF realizará a avaliação pela plataforma eduCAT

O Comitê de Título de Especialista da Aborl-CCF definiu para 27 de junho, domingo, a data do exame de suficiência para os médicos que desejam obter o título de especialista em otorrinolaringologia. Assim como no ano passado, a avaliação será on-line, por meio da plataforma eduCAT.

O candidato ao exame deve comprovadamente ser médico formado, com três anos de especialização reconhecida pela Aborl-CCF, ou com três anos de residência médica credenciada pelo MEC ou seis anos de experiência em otorrinolaringologia devidamente comprovados, além de estar registrado definitivamente no Conselho Regional de Medicina.

De acordo com a Dra. Ana Cristina Kfouri Camargo, presidente do Comitê de Título de Especialista, a Aborl-CCF tomou todos os cuidados para a realização da prova, contratando uma empresa com expertise para aplicar uma prova dessa complexidade. “O sistema conta com fiscais e é dotado de inteligência artificial, que detecta possíveis problemas em desacordo com as regras publicadas previamente no Edital, garantindo, assim, o bom e apropriado andamento da avaliação”, afirma.

Das 9h30 às 12h, os candidatos deverão responder às perguntas teóricas. Após uma hora de pausa para o almoço, começa às 13h a prova prática, com duração de 1h30.

A organização da prova, realizada pelo Comitê de Título de Especialista, procurou seguir os padrões já utilizados em provas anteriores, inclusive a de 2020, que também foi virtual. “O exame será constituído por 80 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, e apenas uma opção correta. Todas as perguntas terão o mesmo valor, totalizando 10 pontos. A permanência mínima na sala virtual do exame será de uma hora e trinta minutos, não sendo permitido aos candidatos se ausentar da sala antes deste período mínimo”, explica Dra. Ana. Para a prova teórico-prática, o período mínimo de permanência será de 45 minutos.

Priorizando o sigilo em relação à avaliação e a igualdade entre os participantes do exame, os membros do Comitê de Título de Especialista encarregados do preparo das questões não têm qualquer vínculo, tampouco ministram aulas em cursos preparatórios voltados aos candidatos que se submeterão ao exame. Assim como nos outros anos, não será permitido qualquer meio de consulta a livros, compêndios, periódicos, revistas científicas, impressos, manuais e qualquer tipo de material ou aparelhos eletrônicos, entre outros.

Uma série de mecanismos de proteção foi desenvolvida contra a possibilidade de fraudes, como o reconhecimento facial. “Os candidatos ficarão, durante todo o período de realização do exame, sob vigilância da câmera frontal do computador que estiverem utilizando. A plataforma escolhida possui uma interatividade que permite ao candidato se sentir como se estivesse fazendo a prova de forma presencial. O ambiente virtual é todo controlado e os fiscais poderão se comunicar e interromper o exame em caso de irregularidades, proporcionando segurança, tanto aos candidatos quanto aos aplicadores da prova”, informa a presidente do Comitê de Título de Especialista. Caso ocorra uma falha de energia ou de conexão com a internet, a prova entrará em modo de gravação automática, sendo permitido ao candidato retomar sua prova a partir da mesma questão em que houve a interrupção.

Os gabaritos preliminares da avaliação teórico-prática e o gabarito oficial final, bem como a relação dos aprovados serão divulgados no site da Aborl-CCF (http://www.aborlccf.org.br), na seção Título de Especialista.

 

COMPARTILHAR:

Uma resposta para “Exame de Título de Especialista deste ano será novamente virtual”

  1. […] Leia mais: Exame de Título de Especialista deste ano será novamente virtual […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugestão de pauta aborda o que os profissionais da voz precisam saber