Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

O IMRHIS 2023 (3º Encontro Internacional Conjunto das Sociedades de Rinoplastia) foi um evento que reuniu especialistas em rinoplastia de todo o mundo para discutir as últimas tendências e avanços na área. 

O encontro, que ocorreu em Berlim, Alemanha, de 29 de junho a 2 de julho de 2023, foi organizado pela Sociedade Europeia de Rinoplastia e pela Sociedade Americana de Rinoplastia e teve como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.

O programa científico do evento incluiu palestras, mesas-redondas e workshops sobre diversos temas relacionados à rinoplastia, como técnicas cirúrgicas avançadas, tratamento de deformidades nasais complexas e reconstrução nasal. Além disso, o evento contou com a presença de renomados especialistas em rinoplastia do mundo todo, que compartilharam suas experiências e conhecimentos com os participantes.

Uma das grandes novidades da edição deste ano foi a presença da delegação brasileira e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Para compreender um pouco mais sobre essa importante adição ao evento, conversamos com o Dr. José Roberto Jurado, presidente da Associação, e você acompanha esta conversa a seguir.

 

Entrevista com Dr. José Roberto Jurado: a Aborl-CCF no IMRHIS 2023

[ABORL-CCF] Qual foi o objetivo da participação da delegação brasileira no IMRHIS 2023?

[Dr. Jurado] Foi uma grande honra termos brasileiros convidados para palestrar em um evento que reuniu os maiores nomes da rinoplastia mundial.

Como a ABORL-CCF contribuiu com o evento?

Talvez, dizer que a Aborl foi representada por nós em várias palestras e discussões entre os palestrantes. 

Como o Dr. Jurado avalia a participação da delegação brasileira no evento?

Os brasileiros participaram de forma bastante ativa, mostrando técnicas inovadoras que foram bem recebidas e discutidas durante o evento.

Quais foram os principais temas abordados pelo Dr. Jurado em suas palestras?

Nas minhas palestras, apresentei o uso do enxerto “alar rim articulado sob a crus lateral”, que é uma modificação da técnica original trazendo as vantagens de tratar a retração da margem alar e não alterar a anatomia dos domus, mantendo os pontos de brilho originais.

Em outra palestra, apresentei uma técnica original de reconstrução da ponta nasal, em que estamos trabalhando há dois anos. Nessa técnica, utilizamos moldes para construir três enxertos que substituem as cartilagens originais quando estão danificadas ou ausentes.

Quais foram as principais tendências discutidas no evento?

A técnica de preservação se mantém em alta, pois não altera a anatomia e, a longo prazo, evita pinçamento do terço médio nasal.

Como o IMRHIS 2023 pode contribuir para o desenvolvimento da otorrinolaringologia no Brasil?

Participar do evento nos mantém atualizados em relação às mais recentes técnicas apresentadas e nos coloca em situação de igualdade aos colegas do mundo todo.

Como a participação da delegação brasileira no IMRHIS 2023 pode beneficiar a comunidade médica brasileira?

Participar de um evento desse porte é sempre uma honra e nos projeta como cirurgiões brasileiros.

Quais foram os principais desafios enfrentados pela delegação brasileira durante o evento?

Acredito que não tivemos desafios, tudo ocorreu de forma muito tranquila e a organização do evento foi exemplar, inclusive na parte social.

Quais foram as principais diferenças entre o IMRHIS 2023 e outras edições/eventos similares?

Além da localização do evento, que foi especial, tivemos uma sessão de dissecção onde todos os inscritos puderam participar, o que foi excelente!

Acompanhe as próximas notícias no Portal VOX Otorrino e envie as suas sugestões de pauta para comunicacao1@aborlccf.org.br.

Fotos: Dr. José Roberto Jurado

COMPARTILHAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

54º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia: destaques em Laringologia e Otoneurologia