Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

O segundo dia do IX Combined Meeting, realizado nesta sexta-feira, 21 de junho, no Hotel Royal Palm em Campinas/SP, continuou a surpreender os participantes com uma programação diversificada e inovadora. O evento, que ocorre em paralelo ao 5º Congresso Mundial de Cirurgia Endoscópica de Ouvido, manteve o alto nível das apresentações e debates, consolidando-se como um marco na otorrinolaringologia brasileira e latino-americana.

Inovação tecnológica e programação diversificada

Uma das novidades mais comentadas deste ano foi a Arena Silenciosa, um espaço que permitiu a realização simultânea de dois encontros com públicos distintos, sem interferência mútua. Graças ao uso de tecnologia avançada, com fones de ouvido distribuídos aos presentes, os participantes puderam acompanhar conteúdos em diferentes idiomas, incluindo inglês e espanhol, enriquecendo ainda mais a experiência do evento.

O Dr. Rodrigo Pereira, Presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe), destacou a diversidade da programação. “No segundo dia do Combined, na sala da ABOPe, tivemos grande parte do dia dedicada a via aérea pediátrica, com a participação da nossa comunidade internacional, incluindo a Dra. Cíntia Pérez de Buenos Aires. Agora à tarde, tivemos uma mesa sobre doenças sinusais, que foi muito interessante, e sobre cirurgia de base de crânio“, concluiu o especialista.

Destaques da programação

Entre os temas de destaque do dia, estiveram conteúdos envolvendo:

  • Novas fronteiras e avanços em neoplasias malignas de seios da face e base de crânio.
  • Estenose glótica e subglótica.
  • Implante coclear.
  • Neoplasia de glândulas salivares.
  • Manejo da paralisia unilateral de prega vocal.
  • Cirurgias para mudança de pitch vocal.

O Dr. Carlos Takahiro Chone, Coordenador do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da ABORL-CCF, ressaltou o sucesso das palestras. “Tivemos um grande público na avaliação das palestras sobre câncer inicial de laringe, que ocorreram ontem no final da tarde. Tivemos uma atualização sobre câncer de células da face e, além disso, a avaliação do tratamento de pacientes com câncer de glândula salivar

Cirurgia endoscópica de ouvido em destaque

O Dr. João Flávio Nogueira, otorrinolaringologista de Fortaleza e um dos profissionais responsáveis pela organização do evento, enfatizou a importância do 5º Congresso Mundial de Cirurgia Endoscópica de Ouvido. “Trouxemos ao Congresso Mundial de Cirurgia Endoscópica de Ouvido mais de 50 convidados estrangeiros de mais de 40 países diferentes de todos os continentes. Eles estão trazendo novidades sobre cirurgias de ouvido com o uso da endoscopia para várias doenças: doenças inflamatórias, infecciosas, tratamento da surdez, regeneração da surdez e tratamento genético“, destacou, ressaltando a importância de eventos desse porte para toda a especialidade.

Impacto na formação e prática profissional

O evento tem se mostrado fundamental, não apenas para profissionais estabelecidos, mas também para residentes e médicos em formação. A Dra. Camila Correia, residente em Otorrinolaringologia, compartilhou sua experiência adquirida durante a primeira visita a um Combined. “Essa troca de experiências com vários otorrinos de todo o mundo, especialmente aqui no Brasil, debater temas e avaliar as experiências que eles têm no dia a dia no consultório, é muito enriquecedor para a nossa prática teórica e clínica dentro da nossa formação em Otorrinolaringologia“, destacou a profissional de João Pessoa/PB.

Dr. Danilo Rodrigues Cavalcante Leite, otorrinolaringologista, reforçou a importância do evento para a atualização profissional: “O Combined é sempre uma oportunidade para compartilhar experiências. Este ano, temos temas muito pertinentes em otorrino-pediatria, laringologia e cirurgia endoscópica de ouvido. É muito bom poder vir aqui, compartilhar experiências e, acima de tudo, aprender e trazer mais benefícios e cuidados em saúde para nossos pacientes“, finalizou o otorrino pediatra, que também veio da região Nordeste para acompanhar os 3 dias de evento.

Encerramento musical

Para encerrar as atividades do dia, foi realizado o I Festival ORL de Música, a partir das 18h30, na Área de Exposição do Centro de Eventos do Royal Palm Hall. Cinco bandas formadas, inclusive, com a participação de médicos otorrinolaringologistas, foram selecionadas para se apresentar: Confraria, CRM7, LadyHawke e Lannes Rock & Blues, proporcionando um momento de descontração e integração entre os participantes, regados a música da melhor qualidade.

O IX Combined Meeting continua a surpreender positivamente, não apenas pela qualidade científica das apresentações, mas também pela capacidade de promover networking e troca de experiências entre profissionais de diferentes especialidades e níveis de experiência. Com mais um dia pela frente, o evento promete encerrar com chave de ouro, consolidando-se como um dos mais importantes encontros de otorrinolaringologia da América Latina.

Continue acompanhando a cobertura completa sobre o IX Combined Meeting aqui no Portal Vox Otorrino, bem como em nossas redes sociais. Não perca as novidades e descobertas que o último dia do evento promete trazer!

Acompanhe as próximas notícias no Portal VOX Otorrino e envie as suas sugestões de pauta para comunicacao1@aborlccf.org.br.

COMPARTILHAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

IX Combined Meeting: destaques na cobertura do terceiro, e último, dia de evento

IX Combined Meeting: destaques na cobertura do primeiro dia de evento