Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

Entre os dias 20 e 22 de junho de 2024, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) realizará o IX Combined Meeting no Hotel Royal Palm, em Campinas/SP. Este ano, o evento será ainda mais especial, pois acontecerá em conjunto com o 5º Congresso Mundial de Cirurgia Endoscópica de Ouvido, reunindo muitos convidados internacionais e especialistas renomados.

Para destacar as novidades e os temas mais relevantes que serão apresentados, entrevistamos o Dr. Rodrigo Guimarães Pereira, presidente da Academia Brasileira de Otorrino Pediátrica (ABOPe). Ele compartilhou conosco as expectativas para a programação de Otorrinolaringologia Pediátrica, os desafios da formação na área e como o evento pode contribuir para o avanço da especialidade. Confira a entrevista completa abaixo.

Entrevista com Dr. Rodrigo Guimarães Pereira, presidente da Academia Brasileira de Otorrino Pediátrica (ABOPe)

[Portal VoxOtorrino] Quais serão os principais destaques e novidades na programação de Otorrinolaringologia Pediátrica durante o IX Combined Meeting?

[Dr. Rodrigo Guimarães Pereira] Os principais destaques são a discussão, cada vez mais atual, da neurociência no desenvolvimento infantil e a relação da surdez com o desenvolvimento de linguagem e cognitivo na infância. Teremos, também, uma ampla discussão da apneia obstrutiva na infância, com destaque para a residual após os tratamentos regulares de adenotonsilectomia, um dos temas da nossa convidada Cinthia Perez, de Buenos Aires. Neste ano, teremos a apresentação dos serviços de fellowship em otorrinolaringologia pediátrica do país e uma discussão com seus preceptores sobre o ensino da otorrinolaringologia pediátrica no Brasil, seus desafios e objetivos, excelente oportunidade para residentes compreenderem melhor como é a especialidade. Por fim, uma novidade são as mesas de tontura na infância, aprofundando o tema com convidados da recém criada Academia Brasileira de Otoneurologia.

Haverá algum curso hands-on ou workshop prático voltado para procedimentos ou técnicas específicas em Otorrino Pediátrica?

Sim, teremos um curso prático de discussão de casos no ambulatório do IOU (Instituto de Otorrinolaringologia da Unicamp). Uma oportunidade única de vivenciar diretamente um dia na especialidade de otorrinolaringologia pediátrica de alta complexidade, discutindo casos de via aérea pediátrica e sua relação aero-digestiva, acompanhado, de perto, por importantes instrutores no assunto de vários serviços do Brasil.

Quais são os principais desafios enfrentados atualmente na formação e capacitação de profissionais na área de Otorrinolaringologia Pediátrica no Brasil?

Os maiores desafios são a dificuldade de serviços especializados que tenham estrutura de alta complexidade para manejo de casos difíceis. A formação nesta área depende muito da estrutura hospitalar direcionada para a criança complexa e a atuação multidisciplinar, demandas ainda escassas no país.

Como o evento pode contribuir para a troca de experiências e networking entre os especialistas em Otorrino Pediátrica?

Teremos os principais especialistas na área reunidos em sala única, aptos a discutir os temas e trocar experiências. Uma ótima oportunidade para todos que já trabalham na área pediátrica para se aproximar de todos e para residentes que tenham como objetivo melhorar seu conhecimento e se direcionar para programas de fellowship em otorrinolaringologia pediátrica.

Haverá algum simpósio ou mesa redonda abordando temas controversos, ou de interesse especial na área?

A mesa de interesse especial será a de Educação da Otorrinolaringologia Pediátrica no Brasil, onde poderemos discutir o que é proposto na formação do otorrinolaringologista pediátrico. Além disso, mesas de apneia obstrutiva residual, cirurgia endoscópica de estenose laríngea e distúrbios de linguagem também serão destaques.

Quais são as perspectivas futuras e tendências para a Otorrinolaringologia Pediátrica nos próximos anos?

A perspectiva é de crescimento progressivo do interesse dos colegas otorrinolaringologistas pela área pediátrica, algo que já observamos há alguns anos. A maior colaboração entre os serviços de pós-graduação tenderá a fortalecer a atuação do otorrinolaringologista nas áreas de alta complexidade na infância.

De que forma um evento como o IX Combined Meeting pode impulsionar o avanço da especialidade no cenário nacional e internacional?

O Combined é um evento das supra especialidades de otorrinolaringologia. Reúne profissionais com formação especializada e tem como objetivo principal o fortalecimento da discussão de situações de alta complexidade e estímulo aos colegas otorrinos para o estudo mais aprofundado nesta área. É um evento que fortalece grandemente a Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica por permitir a discussão de temas complexos por profissionais altamente capacitados.

Mais informações sobre o IX Combined Meeting, bem como as inscrições, podem ser feitas acessando o site oficial do evento, neste link.

Acompanhe as próximas notícias no Portal VOX Otorrino e envie as suas sugestões de pauta para comunicacao1@aborlccf.org.br.

COMPARTILHAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

IX Combined Meeting: novidades e destaques em Laringologia e Voz

Homocisteína: um biomarcador promissor para aprimorar o manejo da Apneia Obstrutiva do Sono