Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

O Rino 50th In Rio, realizado nos dias 26 e 27 de abril de 2024 no Rio de Janeiro, foi um marco histórico para a Rinologia brasileira, celebrando os 50 anos da Associação Brasileira de Rinologia (ABR). O evento reuniu especialistas renomados de todo o país e do exterior, promovendo uma ampla troca de conhecimentos e experiências na área. Mas para além dos palestrantes e da programação técnica, o grande diferencial foi a oportunidade de confraternização e networking entre os participantes.

Conversamos com alguns dos presentes no Rino 50th In Rio para capturar seus olhares e impressões sobre esse grande momento para a Rinologia nacional. Confira os depoimentos em nosso artigo a seguir!

Olhar Latino-Americano no Rino 50th In Rio

Júlio Heinechen, Presidente da Sociedade Latino-Americana de Rinologia e Plástica Facial, valorizou a rica interação proporcionada pelo evento. “A presença de palestrantes internacionais foi muito boa. Aprendemos técnicas, desenvolvemos experiências, e foi muito interativo, pois as mesas redondas foram muito bem preparadas”, pontua.

Outro ponto que mereceu destaque foi a estrutura do evento, pensada para otimizar a experiência dos presentes. “A interação foi excelente, tanto dos presentes na mesa redonda quanto do público. Uma sala única foi interessante, pois todos estavam ouvindo, sem dispersão de conhecimento”, destacou o profissional, que fez questão de se locomover de Assunção, no Paraguai, para a cidade brasileira.

Vozes de diferentes gerações de Rinologistas

Janaína Bentivi, médica otorrinolaringologista em São Luís do Maranhão, ressaltou a grandeza do evento. “É sempre um prazer participar de eventos como este no Brasil, da nossa especialidade e subespecialidades, que têm crescido muito nos últimos anos. É um grato prazer estar no Rio de Janeiro, uma cidade muito acolhedora, com uma programação maravilhosa que, em apenas dois dias, consegue trazer tantos assuntos relevantes de forma prática, do dia a dia do consultório e hospital, com muitos colegas, autores e professores renomados compartilhando seus conhecimentos”.

A residente Júlia Mey, do serviço da UERJ, destacou a importância de sua presença neste evento para sua formação. “É uma super oportunidade conhecer tanta gente importante no meio em âmbito nacional. É muito legal também conhecer os residentes de outros serviços. Estamos nos atualizando cada vez mais nessa área que escolhemos para a vida”, contemplou a médica em processo de especialização.

Para Mariana Floriano Lima, residente de Otorrinolaringologia do Hospital de Bonsucesso, o evento contribuiu diretamente para sua formação. Segundo ela própria, “foi uma grande oportunidade vir a um evento com profissionais tão renomados, com aulas que acrescentaram muito à minha formação como especialista. Esse tipo de evento é muito importante, pois promove uma intensa troca de experiência entre os otorrinos presentes e permite levar um tratamento mais atual aos nossos pacientes”.

O preceptor Pedro Vianna, da UERJ e Hospital Central do Exército, elogiou o formato prático do evento neste ano.  “O que estou gostando muito são as mesas redondas, bem práticas e com conteúdo do dia a dia, não sendo o excepcional que foge do que a maioria faz. Estamos discutindo o que é comum, o que é feito errado muitas vezes, como melhorar para ser acessível para todos os otorrinos. Está sendo muito proveitoso”, ressaltou Pedro, bastante satisfeito.

Rodrigo de Paula Santos, da Unifesp, celebrou a comemoração dos 50 anos da Associação . Para ele, “o evento foi muito interessante, além de ter sido uma oportunidade incrível para relembrar os 50 anos de história da rinologia e honrar toda essa trajetória importante”. Concluindo sua fala, fez questão de destacar que, do ponto de vista científico “[o evento] também foi muito bom, com as mesas redondas práticas do dia a dia para quem está começando e para quem já tem experiência, discutindo casos reais que poderemos aplicar na prática a partir de já”.

A residente Sofia Albagli, do Hospital Central da Aeronáutica, resumiu sua experiência afirmando que “esses dois dias foram muito bons, com aulas incríveis de profissionais super renomados e importantes na área da rinologia, com temas atualizados. Foi uma oportunidade incrível, estou amando.

Por fim, Vitor Ramos Ribeiro de Oliveira, otorrinolaringologista de Juiz de Fora, agradeceu a oportunidade. “Obrigado à organização do congresso, está sendo tudo maravilhoso. As aulas estão super atualizadas, é muito bom encontrar amigos, rever colegas e principalmente aprender com esse pessoal super antenado“, destacou o profissional.

O Rino 50th In Rio representou um divisor de águas, reunindo diferentes gerações de rinologistas e otorrinos em torno do rico conhecimento construído pela especialidade brasileira ao longo de cinco décadas memoráveis. Mas mais do que relembrar o passado, o evento inspirou esses profissionais a continuarem buscando a excelência e inovação para elevar ainda mais a Rinologia nacional nos próximos 50 anos.

Acompanhe as próximas notícias no Portal VOX Otorrino e envie as suas sugestões de pauta para comunicacao1@aborlccf.org.br.

COMPARTILHAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homocisteína: um biomarcador promissor para aprimorar o manejo da Apneia Obstrutiva do Sono