Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

Após dois dias de intensa troca de conhecimentos e experiências memoráveis, chegamos ao encerramento das atividades do 53º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, neste último sábado, 2 de dezembro, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia.

O último dia do encontro, organizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), foi marcado por importantes discussões para o segmento médico nacional, por meio de uma série de painéis, palestras, debates e mesas-redondas.

E para fechar com chave de ouro esta jornada de aprendizado, houve o axé da banda Eva, que se apresentou no palco, na areia e próximo ao mar, ou seja, em grande estilo, transmitindo toda alegria e energia calorosa, característica típica do povo desta região tão amada pelos brasileiros.

Confira a seguir os principais momentos do último dia do maior evento de otorrinolaringologia da América Latina.

Os principais debates do dia

No painel dedicado à Otoneurologia, foi realizada uma mesa-redonda para discussões envolvendo “Zumbido, hiperacusia e misofonia”. Foram pauta deste encontro importantes debates sobre casos clínicos raros, seus diagnósticos e tratamentos.

Sob moderação do Dr. Ektor Tsuneo Onishi, participaram deste encontro como debatedores os Drs. Elaine Miwa Watanabe, Sandra Lira Bastos de Magalhães, Alexandre Camilotti Gasperin e Clarice Maria Saba Silva.

Outra especialidade que contou com importantes discussões foi a Plástica da Face, cujo painel sobre inovações para o rejuvenescimento facial de forma não cirúrgica reuniu diversos profissionais renomados em todo o país, para apresentar seus pontos, inovações e insights sobre temas como a combinação de fenol e peeling facial e o bioestimulador de colágeno. Ainda houve um importante alerta a respeito das complicações com preenchedores e tratamentos indicados para reações adversas.

Dentro da programação dessa especialidade, uma presença internacional chamou bastante a atenção dos espectadores. Dr. Neil Gordon, expert em rejuvenescimento facial e rinoplastia, trouxe ao evento sua experiência médica e compartilhou sua vivência sobre como os procedimentos são realizados nos Estados Unidos.

Em outro espaço, agora dedicado aos profissionais da Otologia, ocorreu debate envolvendo casos sobre surdez súbita, que destacou relevantes insights para a investigação e diagnóstico de pacientes. 

Durante este encontro, foram discutidas formas de anamnese, exame físico e avaliações complementares, além do tratamento, que normalmente ocorre por meio da administração de uma alta dosagem de corticoides.  O protocolo deve ser iniciado de forma emergencial para adultos, a fim de haver uma maior chance de recuperação da audição.

Anúncio: Censo ABORL-CCF

Vale ressaltar o importante anúncio, realizado durante o Congresso, referente à próxima edição do Censo da ABORL-CCF, desenvolvido para detalhar o exercício da Otorrinolaringologia em todo território brasileiro.

O material, que foi desenvolvido ao longo do ano com base em uma aprofundada pesquisa, traz a contagem de otorrinos do Brasil, regiões e estados, além de apresentar de maneira completa os detalhes da classe pelo Brasil, envolvendo mapas, gráficos, tabelas, textos explicativos e análises. Há ainda espaço para uma análise relacionada a especializações, residências médicas, entre outros.

Anunciado durante o evento, o Censo da Otorrinolaringologia Brasileira será lançado em breve e disponibilizado em uma versão digital. Fique de olho em nossos conteúdos para saber, em primeira mão, quando será possível acessar este trabalho, que ressalta a grandeza e importância da ABORL-CCF e de toda classe diante da sociedade brasileira.

Acompanhe as próximas notícias no Portal VOX Otorrino e envie as suas sugestões de pauta para comunicacao1@aborlccf.org.br.

COMPARTILHAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

54º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia: destaques em Laringologia e Otoneurologia