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Independentemente do segmento de atuação, todo profissional que deseja se destacar dentro do mercado de trabalho precisa se manter atualizado. E com a medicina não é diferente. Afinal, a tecnologia e as inovações científicas causam impacto direto e bastante profundo na área médica. Assim, ficar por fora dessas novidades pode significar o ostracismo.

Para entender melhor como é que você, profissional de otorrinolaringologia pode se manter preparado para este novo panorama, batemos um papo com o Dr. Jamal Sobhi Azzam. Confira a seguir como foi essa conversa e aproveite as excelentes dicas compartilhadas nesta entrevista.

A otorrinolaringologia é uma das especialidades médicas que mais lidou com mudanças e desenvolvimentos científicos nas últimas décadas. Como se manter um profissional atualizado diante desse cenário?

A evolução tem sido muito acelerada, tanto na parte médica científica, quanto na parte tecnológica. Tanto os otorrinos novos, quanto os antigos, devem estar muito atualizados, pois os pacientes estão cada vez mais informados e cobram de nós o que é exigido pela modernidade.

Esta atualização é bastante árdua, pois a cada dia são publicadas e lançadas novidades. O otorrino deve dedicar parte do seu dia para este acompanhamento. Se demorar muito para se atualizar, então o gap será tão grande que pode ficar impossível voltar a ficar up to date.

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Qual caminho deve seguir um profissional otorrinolaringologista que deseja se destacar no mercado de trabalho?

Uso uma frase famosa que diz: “seja distinto ou será extinto”.  A informação, que antigamente era o grande trunfo do médico, hoje é livre e de acesso imediato a todos. Então, informação é o mínimo. Atualização científica e em tecnologia? Bem, isso também faz parte do mínimo exigido – assim como ser atencioso e dedicado.  Então, onde está o pulo do gato? Em ouvir o que o cliente deseja e necessita. Mas,  prestem atenção: eu não disse “o que o paciente deseja”, eu disse “o cliente”. 

Como o Dr. enxerga o mercado de trabalho para profissionais otorrinolaringologistas? Há muita demanda? Há profissionais suficientes? Há espaço para novos profissionais ou é uma área muito concorrida?

É incontestável que as doenças acometem a maioria da população – entre elas, as respiratórias são campeãs. Então não existe possibilidade de “superlotação” de otorrinos no Brasil: nunca seremos concorrentes entre nós, embora a maioria pense assim. Devemos ser um grupo unido em todas as esferas, pois em nível Brasil somos poucos. As demandas do mercado da saúde beiram o infinito, e somente uma comunidade unida poderá manter nossa dignidade profissional. Enquanto olhar para seu vizinho e achar que ele é seu inimigo, bem… Assim não vamos evoluir.

Mesmo após anos de experiência na área, o Dr. ainda se prepara pensando em mercado de trabalho?

Existem várias fases da vida pessoal e profissional. Tendo terminado minha residência em otorrinolaringologia no ano de 1988, já passei por diversas etapas. Meu momento é de maturidade e meu objetivo atual é devolver à sociedade tantos ensinamentos que dela recebi. Cuidar dos nossos pacientes, manter e efetivar novos clientes. Divulgar a otorrinolaringologia constantemente na mídia, para todo o Brasil, além de orientar, doar informações para que nossa população entenda e procure os nossos colegas.

Faço muita mídia e uma vez vivi uma situação muito interessante durante um congresso em Santa Catarina. Andando pelos corredores, um colega me abordou: “Dr. Jamal! Que legal encontrar você!”.  Então, este colega disse ao amigo do lado: “Dr. Jamal é um dos médicos que mais encaminha pacientes para mim”, ao que respondi: “Desculpe-me colega, eu não o conheço…”. Nunca tinha visto este colega, além de ficar em São Paulo, não em Santa Catarina. Por fim, ele disse: “Os pacientes veem você na TV e no YouTube e entendem que o problema está relacionado ao otorrino e marcam consulta comigo!”.

Por isso, entendam o quanto é importante nossa missão de orientar a população!

O Dr. tem alguma dica para aqueles que estão estudando ou iniciando suas jornadas na otorrinolaringologia, já pensando em como é esse mercado de trabalho?

Vou repetir: entendam as necessidades e desejos dos seus clientes.  Estudem os seus clientes, os conheçam e sejam linkados a eles. Ofereçam o que eles precisam.  Façam o que eles precisam. Cobre pelo seu trabalho de forma honesta. Trate a comunidade de otorrinos como parceiros de nosso sucesso. Sejam honestos e assertivos, pois é isso que o mercado quer. Sucesso é consequência deste trabalho.

Amem seus pacientes e a otorrinolaringologia, pois a sociedade certamente vai lhes retribuir.

Jamal Sobhi Azzam é médico formado pela FMUSP, especialista em Otorrinolaringologia pelo HCFMUSP, além de mestre em Gestão para Competitividade pela FGV/SP; professor da FGV Management; coordenador e professor do Curso de Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas da FGV; professor do MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde da FGV/SP.

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