Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) está promovendo a ação Diga Não Ao Capitation, que tem como objetivo impedir que as operadoras de planos de saúde excluam do mercado as pequenas clínicas e consultórios.

A ação, que é apoiada pela ABORL-CCF, já reuniu mais de 14 mil assinaturas. O objetivo é chegar aos 15 mil signatários. Para assinar, acesse https://bit.ly/3izmqGM .

Entenda o objetivo da campanha
O Capitation é uma modalidade que envolve o repasse de uma quantia de dinheiro para uma unidade de saúde, que deverá geri-lo com autonomia, tendo porém a responsabilidade de manter indicadores positivos considerando a população atendida. Em outras palavras, o prestador de serviços recebe um valor fixo por mês para atender a uma determinada população, em um cálculo com base per capita. Trata-se do sistema que na década de 1990 ganhou muita força nos Estados Unidos, a ponto de a opinião pública local ter reações que se resumem na expressão Managed Care, Take Care! Criticado por estudiosos da economia em saúde, o Capitation cria estímulos ao subtratamento, que podem resultar na queda de qualidade da assistência médica.

Recentemente, médicos oftalmologistas de Brasília (DF) associados ao CBO tiveram seus contratos reduzidos à assistência de 5% dos beneficiários de uma importante seguradora, com a justificativa que os demais pacientes seriam atendidos por duas clínicas locais que integram o maior grupo de clínicas do país, mediante um acordo de Capitation.

 

COMPARTILHAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nota de Repúdio da ABORL-CCF