Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

Especialistas explicam a importância do procedimento na prevenção e no tratamento de doenças que afetam as vias respiratórias

Por Cidiana Pellegrin e Priscila Silva, VOX Otorrino

A lavagem nasal vem se popularizando por ser um método que ajuda a remover secreções, além de promover a limpeza interna do nariz, proporcionando alívio da obstrução e a outros sintomas de rinites e sinusites – comuns no período seco e frio. 

A técnica é reconhecida na Medicina pelos efeitos positivos em pacientes com alergias respiratórias e outras enfermidades. Mas as orientações de como fazer a aplicação e sua periodicidade podem variar, conforme o problema vivenciado.

Para orientar a população e os profissionais da área da Saúde sobre a importância do procedimento na prevenção e no tratamento de doenças que afetam o nariz e os seios da face, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) realiza a ação “Meu Otorrino é 10: ele me ensina a lavagem nasal”.

A programação terá início no mês de agosto com vídeos explicativos e lives com médicos, para sanar dúvidas e esclarecer particularidades do método. Além disso, a entidade também vai oferecer aulas sobre lavagem nasal durante as caravanas científico-sociais – evento itinerante que percorre capitais para ensinar professores a reconhecer sinais de problemas relacionados à fala, audição, respiração e sono em crianças, ocorrências que impactam negativamente o desenvolvimento infantil.

“A lavagem nasal é indicada em quadros de rinite alérgica, rinossinusites virais e bacterianas agudas e rinossinusites crônicas, além do pós-operatório e outras situações específicas. A porcentagem de pacientes que se beneficia é tão grande, que esse é considerado um tratamento de primeira linha para essas enfermidades,” esclarece o presidente da ABORL-CCF, Renato Roithmann.

A técnica pode ser realizada em qualquer idade, mas precisa de orientação e acompanhamento médico. “É importante entender qual é o problema apresentado pelo paciente. O método será adaptado de acordo com cada situação clínica”, alerta o otorrinolaringologista.

Explicações sobre a lavagem nasal

A lavagem nasal pode ser feita com pequeno (abaixo de 60 ml) ou grande volume de solução (acima de 60 ml). Os instrumentos para aplicar as soluções e a posição da cabeça na hora da prática variam de acordo com a doença a ser tratada e os objetivos a serem alcançados. “Um paciente com rinite alérgica deve lavar o nariz de uma forma diferente do que um com sinusite crônica, por exemplo”, explica Roithmann.

Apesar desse recurso estar ganhando popularidade, o especialista esclarece que nem todas as pessoas devem fazer lavagem nasal. “Pessoas sem problemas nasossinusais não precisam de lavagem nasal, pois podem remover o muco protetor das mucosas de revestimento nasal. Não se deve sair lavando o nariz sem a consulta e o acompanhamento médico,” alerta o especialista. 

Além disso, na maior parte das vezes, “são necessários outros tratamentos conjuntos à lavagem nasal e isso requer orientação médica”, complementa.

Lives com especialistas

No dia 23 de agosto, o presidente da ABORL-CCF, Renato Roithmann, se reúne com os otorrinolaringologistas, Eduardo Macoto e Edwin Tamashiro, para responder a uma dúvida comum: preciso lavar o meu nariz? Os especialistas vão explicar quando, quanto e como fazer a lavagem nasal.

No dia 29 de setembro, será a vez da doutora Wilma Anselmo e dos otorrinolaringologistas, Ricardo Dolci e Marcos Lessa, darem instruções sobre o tema, esclarecendo quais são os benefícios da lavagem nasal e se a técnica ajuda a melhorar o olfato. 

Em 20 de outubro, o 2° vice-presidente da ABORL-CCF, Fabrizio Romano, e os especialistas, Miguel Tepedino e Thiago Bezerra, falarão sobre lavagem nasal nas crianças, dando dicas e orientações, além de responderem aos questionamentos dos participantes da live.

Os encontros ocorrerão, às 20h, no Instagram Otorrino e Você

Fique por dentro de outros assuntos da área médica no portal VOX Otorrino!

 

COMPARTILHAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segundo dia do Combined Meeting e Four Otology trouxe participantes internacionais