Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

Evento abordará temas, como publicação de fotos de “antes e depois”, exposição de pacientes em redes sociais e divulgação de títulos

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) promove neste sábado, 4 de junho, o Meeting Publicidade Médica na Residência e Graduação, um evento híbrido com conteúdo voltado, principalmente, aos residentes e graduandos em Medicina, mas de relevância para médicos e população em geral. 

O evento vai abordar temas, como os limites éticos da publicidade médica, como se expor sem riscos nas redes sociais, o porquê de não ser permitida a publicação de fotos de “antes e depois”, exposição de pacientes em mídias e se é possível ocorrer cassação do registro profissional por publicidade irregular.

O evento, organizado pela Comissão de Defesa do Ato Médico do Conselho, contará com a participação da diretoria e de membros das Câmaras Técnicas do Cremesp, bem como de Fernando Capez, procurador de justiça e ex-presidente do Procon-SP; Luiz Fernando Prudente do Amaral, vice-presidente da Comissão de Estudos de Políticas e Mídias Sociais do Iasp; Alexandre Kataoka, cirurgião plástico e representante do Conselho Federal de Medicina (CFM).

De acordo com os organizadores, o debate é importante, pois, no momento atual, com o aumento do uso das redes sociais e, em paralelo, com a recorrente invasão da Medicina por outros profissionais de saúde, que têm aval de seus respectivos conselhos profissionais para fazer publicidade de uma forma que não é permitida aos médicos, a exemplo de postagens de “antes e depois” de pacientes, é necessário um alinhamento sobre essas questões.

Para Maria Camila Lunardi, 2ª secretária e coordenadora da Comissão de Defesa do Ato Médico do Conselho, o crescimento dos meios de comunicação e a pandemia de Covid-19 proporcionaram uma demanda ainda maior por informações sobre saúde que, se não divulgadas da maneira correta, podem prejudicar o médico e os próprios pacientes.

“O médico de tempos atrás talvez não vislumbrasse um cenário tão dinâmico como o das atuais redes sociais, por exemplo, e pode ter dificuldade para compactar a informação que deseja divulgar e disseminá-la. Já os mais jovens, por sua vez, conseguem entender esse processo com mais facilidade, porém é preciso ter cuidado redobrado com o conteúdo e a forma com que ele será publicado”, explica.

Informações do evento

As inscrições podem ser feitas on-line, por meio do link https://forms.gle/fHTiUhVoPsBnNcV19. Para aqueles que quiserem participar presencialmente, o evento será realizado na Rua Frei Caneca, 1.282, das 8h30 às 13h30. Haverá, também, transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Cremesp: https://youtu.be/m0GfXf9mjro. As vagas são limitadas para 60 pessoas. 

Acompanhe as próximas notícias sobre o assunto no VOX Otorrino.

 

COMPARTILHAR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Combined Meeting e Four Otology começou com mais de 180 pessoas presentes

Caravana da Saúde capacita professores para reconhecer sinais de problemas de saúde nas crianças e orientar as famílias