Em homenagem à Dra. Myrtes Yole Pinheiro Pimentel – a médica otorrinolaringologista mais idosa do Ceará -, a Dra. Maria Carlos Pereira da Silva contou que se tornou médica por inspiração no trabalho da Dra. Myrtes. E assim o encontro já começou emocionante! Esta é a quinta edição do Encontro de Mulheres realizado no Congresso da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e, desta vez, abordou o tema “A ousadia da mulher que transforma”.
O encontro aconteceu nessa sexta-feira (26) e contou com a participação da médica otorrinolaringologista e idealizadora do encontro, Dra. Wilma Anselmo Lima, da homeopata, otorrinolaringologista e pediatra, Dra. Maria Carlos Pereira da Silva, da pneumologista, Dra. Márcia Alcântara Holanda, da advogada Christiane Leitão e da jornalista da Rádio FM Assembleia, Ian Gomes.
A equipe de reportagem do portal VOX Otorrino conversou com a Dra. Wilma Anselmo Lima, que ressaltou a importância das médicas se unirem e se conscientizarem da força da mulher. “Nós queremos trazê-las para dentro da sociedade. Mostrar para as mulheres que elas precisam vir para dentro da nossa diretoria, para dentro da nossa sociedade, ou seja, trabalhar por todos que estão à nossa volta.”
Foram muitas trocas de conhecimentos, dúvidas, inseguranças, desenvolvimento, entre muitos outros sentimentos, durante um encontro que poderia durar horas e horas de aprendizado, trocas e coragem. O discurso de todas as participantes foi em torno de afirmações, como o fato de enfrentar questões em uma sociedade tão matriarcal é um ato de ousadia e a melhor forma de enfrentamento disso é a educação.
“É disso que precisamos: coragem, aprendizado, educação e união. Juntas, podemos alcançar novos rumos e descobertas em um mundo cada dia mais cheio de desafios”, comentou Dra. Wilma.
O encontrou foi finalizado com uma homenagem para a Dra. Myrtes – uma apresentação de sua biografia em forma de cordel, tocado pela Dra. Maria Carlos – que também tem o dom de ser cordelista.