Informações e Contatos

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

Confira a mensagem do Dr. Eduardo Baptistella, presidente da ABORL-CCF

Nossas ações no primeiro semestre

Dr. Eduardo Baptistella, presidente da ABORL-CCF

Caros amigos e amigas,

Ao longo do primeiro semestre, nos engajamos no apoio a importantes projetos de lei alinhados às mudanças no cenário médico brasileiro. Por meio da Comissão Legislativa e do Comitê de Defesa Profissional, temos acompanhado todas as matérias que tramitam no Congresso Nacional, como o Projeto de Lei nº 1.478/2021, que propõe a alteração da Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, a fim de submeter os medicamentos contendo substâncias com ação vasoconstritora de uso nasal ao regime de controle sanitário especial; e o Projeto de Lei nº 2.613/2021, que propõe a alteração da Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, para submeter os medicamentos contendo corticoide de uso oral ao regime de controle sanitário especial. As importantes parcerias que estabelecemos com a Sociedade Brasileira de Pneumologia (para o Projeto de Lei nº 2.613/2021) e com o Dep. Dr. Zacharias Calil (DEM/GO) para ambos os PLs demonstram a nossa preocupação com a saúde da população brasileira e os esforços conjuntos que temos empenhado em prol desse tema.

Também realizamos importantes movimentações em prol da defesa profissional, como a revisão dos Códigos de Tabela da Associação. Como sabemos, os procedimentos que realizamos precisam ser “liberados” pelas operadoras dos planos de saúde, e para que isto ocorra com mais facilidade, contratamos um especialista para revisar estes códigos. Dessa forma, incluiremos com mais assertividade as atualizações no Manual de Códigos e Tabelas que já existe, além inserir novos códigos que não estejam presentes no Rol da ANS. E vale destacar a colaboração com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para a elaboração do dossiê que traz os nomes de “não médicos” de todo o país que infringem a Lei do Ato Médico (Lei n. 12.842/13), evidenciando um problema que acomete milhares de pacientes: o atendimento por profissionais sem qualificação e conhecimentos técnicos-médicos que diariamente insistem em praticar a medicina. E temos levado à Justiça profissionais que, mesmo sem qualificação técnico-científica, insistem em realizar procedimentos de rinomodelação e postar os resultados em suas redes sociais, atraindo cada vez mais pacientes e perpetuando um ciclo de invasão às áreas afins à otorrinolaringologia.    

E, por fim, é sempre importante lembrar que estamos nos aproximando cada vez mais da  51a edição do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, agendado para os dias 25, 26 e 27 de novembro, e que será realizado em formato 100% PRESENCIAL. Nosso principal objetivo será promover a proximidade e o estreitamento dos laços entre os colegas da Especialidade, que se faz tão necessário, após mais de um ano de isolamento e atividades remotas. Um reencontro que promete ser inesquecível, ainda que com o distanciamento social, o uso de máscaras e de álcool em gel, embalado por uma programação científica cuidadosamente preparada para lhe trazer as novas tendências da especialidade no âmbito mundial. Vamos reunir grandes nomes da Otorrinolaringologia Brasileira e Internacional e, como de costume, traremos temas relevantes nos debates de cirurgias comentadas, nas discussões de casos clínicos, nas sessões interativas, nas ações de defesa profissional e no dia a dia do Consultório. Faça o quanto antes a sua inscrição e garanta a sua participação.

Continue nos acompanhando em nossos canais nas redes sociais no Portal Vox Otorrino. Até o final do ano, certamente traremos muito mais notícias positivas em prol da nossa especialidade.

Um grande abraço,
Dr. Eduardo Baptistella
Presidente ABORL-CCF

COMPARTILHAR:

Dr. Eduardo Baptistella

Graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná.
Título de Otorrinolaringologista pelo MEC e Associação Brasileira de Cirurgia Cérvico-Facial.
Mestre em Cirurgia pelo Instituto de Pesquisas Médicas (2007).
Foi Diretor de Defesa Profissional da Associação Paranaense de Otorrinolaringologia (2007).
Foi Presidente da Associação Paranaense de Otorrinolaringologia (2012).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do Presidente