Especialistas orientam como manter boa saúde vocal
Cuidar da saúde vocal é essencial e impacta diretamente no cotidiano das pessoas, principalmente para quem trabalha com a voz, como cantores, médicos, palestrantes, professores, dentre tantas outras profissões.
A Campanha Nacional da Voz 2022 acontece na semana em que o Dia Mundial da Voz é celebrado, 16 de abril, e é uma iniciativa da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, que conta com apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
A campanha tem como objetivo contribuir para a conscientização da importância da voz, além de apontar quais cuidados são necessários para mantê-la saudável.
“A voz é o instrumento de comunicação mais poderoso do ser humano. Com ela, o indivíduo expressa sua opinião, seus sentimentos, constrói relacionamentos e exerce toda a sua liberdade de expor sua essência e seus pensamentos. E é por meio da voz que, muitas vezes, é possível detectar alguma alteração importante que possa impactar na saúde”, alerta Dr. Silvio Vasconcelos, diretor da Academia Brasileira de Laringologia e Voz.
“Você em alto e bom som” é o slogan da campanha deste ano, que chega a sua 24ª edição. O médico otorrinolaringologista e presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, Dr. Hugo Ramos, ressalta. “Um dos principais alertas que destacamos nesta campanha é o quanto o tom de voz utilizado no dia a dia pode impactar na saúde vocal. Orientamos as pessoas a evitarem falar fora do seu tom habitual, seja ele grave ou agudo.”
Outras informações sobre a Campanha da Voz podem ser encontradas no site da associação: www.aborlccf.org.br