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Conversamos com o cirurgião plástico Dr. David Senna, especialista no assunto, que nos ofereceu algumas sugestões e caminhos

A organização do consultório gera um embate interessante: enquanto parte dos profissionais encaram esta etapa com tranquilidade, outros compreendem este desafio como algo mais importante. E hoje, nós podemos lhe assegurar que, se você faz parte do primeiro grupo, vai mudar de opinião após a leitura desse artigo.

Ao menos, é a conclusão a qual chegamos depois desta conversa bastante esclarecedora, sobre dicas de organização do consultório, que tivemos com o Dr. David Senna, cirurgião plástico especialista no assunto.

Segundo ele, tudo começa com a mudança comportamental, por parte dos clientes/pacientes, que fazem ser cada vez mais exigida e valorizada a experiência, todos querem ser melhor atendidos, no tempo esperado, na qualidade esperada e da maneira esperada. Para isto, devemos surpreender o cliente. Assim, é inevitável se destacar do grupo, e como indivíduo.

“Todos os segmentos, de postos de gasolina a padarias, têm implementado a forma como lidam com a experiência do usuário/paciente. Por que nós, que somos médicos, não iríamos nos preocupar com isto?”, indaga o Dr. David, ao ressaltar a importância de se manter atento e interessado na forma de como é feita a organização do seu espaço de atuação profissional.

E esse tipo de preocupação precisa extrapolar o individual. “Ao trabalhar com outros profissionais, é preciso estabelecer uma cultura organizacional, em comum, o que tem a ver com a definição de metas semelhantes”, nos conta.

A criação de uma nova cultura organizacional

Certo, mas como caminhar em direção a este sentido? Aproveitar estes primeiros meses de 2023 pode ser uma oportunidade muito propícia, como nos conta o próprio Dr. Senna.

“Início do ano é uma época ideal para pensar e aplicar alterações organizacionais no consultório, visto que é um período propício a mudanças, e por conta de uma movimentação, normalmente menor, há mais disponibilidade para tal”, explica, nos sugerindo um método que ele próprio coloca em prática, pensando em organizar melhor seu espaço, atuação e perspectivas próximas.

“Todo início de ano, começo colocando no papel três coisas: quais são os objetivos para este ano; quais são as metas que vão me ajudar a alcançar estes objetivos; e quais são os hábitos e rotinas que vão contribuir para que eu possa atingir meus objetivos. Já pensando nas metas para o ano”, indica o cirurgião, que ainda recomenda que sejam estipuladas metas para o seu ano, pensando em pilares como: saúde, família e finanças.

Ainda conforme o Dr., é preciso pensar o tipo de cultura que é aplicado em sua clínica, voltando mais uma vez à importância de traçar e caminhar em busca de objetivos em comum, que podem ser: o aumento de clientes, o valor do ticket médio, o tempo disponível para a sua vida pessoal, etc.

“O segundo ponto é a cultura de vendas, que pode ser definida como: você tem um produto, que gera uma oferta, que leva a uma promessa, que culmina em uma entrega. Se este produto não for bom, em nada importa a promessa, pois, a entrega será prejudicada. E por entrega, não basta apenas um bom produto, mas também um pouco além do esperado, que vai aumentar a relação/conexão com o cliente/paciente”, continua.

Tecnologia: ferramenta indispensável nos consultórios

Ao falar sobre organização, assertividade e eficiência, não podemos deixar de falar sobre o uso da tecnologia.

As transformações digitais, claramente, facilitam a vida dos profissionais da saúde, afinal, a área médica é pautada pela segurança de nossos clientes, eficiência, experiência do paciente/cliente, para gerar encantamento e, naturalmente, a evolução e o crescimento contínuo. Assim, quem não tem acesso ao básico que a tecnologia proporciona (PEP, digitalização de arquivos, IA, etc), está defasado. “São métodos que permitem que você tenha mais tempo para ser médico”, como ressalta o Dr. David Senna.

Por fim, vale dizer que optar ou não por adotar processos de organização no consultório não é uma opção viável, pensando bem, só está no mercado aquele profissional de saúde que dedica preocupação a este quesito. “Deixar de lado este ponto é deixar de lado a concorrência, a busca por excelência, por diferenciação no mercado”, conclui.

Acompanhe as próximas notícias no Portal VOX Otorrino e envie as suas sugestões de pauta para comunicaçao1@aborlccf.org.br.

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